logo RCN
LETRINHAS DO RDB

Aa Lourdes no comando

O meu primeiro endereço de profissional de imprensa, no Jornal de Joinville, na avenida Procópio Gomes, 848, e depois, em A Notícia, na rua Abdon Batista, 149, havia a melhor das coincidências. Coisas simples e que tornavam os ambientes acolhedores. Em cada um dos endereços, o controle e a administração estavam com nomes idênticos e de pessoas completamente diferentes.

No alto do casarão que foi construído pela família Jordan, com o emblema da suástica em cada um dos cantos dos cômodos, ficava a sala de Lourdes Kruger. O acesso era restrito, mas a cada vez que encontrávamos a dona Lourdes a figura sisuda permitia apenas um leve sorriso para adiantar que tudo estava de acordo e poderíamos seguir com a nossa rotina.

A despedida dos amigos e funcionários foi num almoço de domingo na invernada do 62º BI. Foi aí, já se distanciando das funções que a fizeram ter restrições das formalidades da função de administradora do jornal, que dona Lourdes ficou mais à vontade para trocar palavras e dar a mostra de sua amizade. Refugiou-se em Balneário Barra Velha e nunca mais tivemos contato.

A recepção para o novato em A Notícia foi numa confraternização à base de churrasco na sede do Ginástico. Ficou ali a certeza que estava em um ambiente de uma grande família. A afirmação para ser verdadeira tinha no comando desta família outra Lourdes, com traços afro descendente, e que abrigava todos, não apenas com o sobrenome Rodrigues, do marido Oscar e dos filhos Luiz e Leo.

A dona Lourdes de A Notícia tinha o comando do melhor cafezinho da parte da manhã, junto com a sua costumeira preocupação de saber como todos estavam e como se sentiam. A limpeza não ficava restrita a tirar a poeira das salas da diretoria ou da redação. Estava sempre olhando o ambiente e as pessoas em sua volta. Saiu dali para a merecida aposentadoria e foi se refugiar na eternidade.

- - - - - - - - - - -

Esta é uma das crônicas que fazem parte de uma futura publicação, que terá o nome de “Glória´s do Menino Jornalista”, uma coletânea com mais de 600 textos em que relato fatos marcantes de minha vida e a trajetória no jornalismo joinvilense e catarinense. Apoiadores e patrocinadores são bem-vindos.

Aguardo seu contato para prestar mais detalhes, através do e-mail: rdbjoinville@gmail.com

Herculano, hercúleo em distribuir amizades Anterior

Herculano, hercúleo em distribuir amizades

Um galo a Asclépio Próximo

Um galo a Asclépio

Deixe seu comentário